quarta-feira, 6 de maio de 2009

EVANGELHO ENJAULADO


“O Evangelho é como um leão enjaulado, não precisamos defendê-lo, só precisamos deixar que saia da jaula.” (C.H.Spurgeon)

Um dos grandes desafios da Igreja hoje é entender o abismo que há entre a cultura secular e o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. A falta de compreensão desse abismo tem ocasionado um cristianismo de baixíssimo impacto, pois estamos cada vez mais iguais ao mundo que nos cerca. Assimilamos as tendencias do momento e adequamos a mensagem à essas tendencias.
Esquecemos a nossa origem, sob o pretexto da contextualização. E é bom lembrar que não me refiro à “nossa origem” denominacional, e sim nossa origem bíblica.
O próprio discurso do resgate das tradições denominacionais esbarra no comportamento inteiramente pós-moderno das nossas lideranças espirituais, no joguinho sujo do poder, nas politicagens, no relativismo, no utilitarismo e nos princípios negociáveis... nesse contexto sombrio o evangelho não faz sentido, pois pregamos uma coisa e praticamos outra.
Além dessa questão do adoecimento institucional, verificamos a falta de sentido do evangelho, também nas questões mais simples...puro reflexo !
Todo povo é ou virá a ser aquilo que sua liderança representa. É por isso que podemos verificar, por exemplo, um evangelho que não faz sentido em questões como:
  • CRIAÇÃO DE FILHOS
Tudo que esperamos dos nossos filhos, é que estudem numa boa faculdade, consiga um bom emprego, não enfrente dificuldades, nasça num berço de ouro e nos sustente quando envelhecermos. Não nos esforçamos para que herdem uma igreja melhor, e que eles mesmos sejam os líderes solidamente estabelecidos dessa igreja. (1 Co.15.19)
  • RELACIONAMENTOS
Medimos o sucesso de um jeito totalmente secular, em que as pessoas são valorizadas pelo que possuem, e pelo que aparentam ser, e não pelo que são de fato. Aí, vamos à igreja não para adorar, mas para alcançar algo, geralmente algum bem material.
  • REALIZAÇÕES PESSOAIS
Incentivamos um senso de auto-realização do tipo: “fui eu que corri atrás, fui eu que me sacrifiquei, eu jejuei, eu orei, eu estudei, e por aí vai... Por esse dias ouvi de um pastor televisivo: “com Deus tudo se conquista, não ganhamos nada” Precisamos com urgencia o Evangelho genuíno. Aquele de que Paulo disse não se envergonhar, pois “é o poder de Deus para salvação” Evangelho que faz sentido na igreja, em casa, no trabalho, enfim na vida ! Evangelho que é agudamente contra-cultural, que não foi dado para conviver com os valores seculares, mas para transformar, para restaurar !
Acreditamos no poder revolucionário da verdade do evangelho! “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” João 8.32
obs.: para um aprofundamento dessa questão recomendo o livro Verdade Absoluta, de Nancy Pearcey, editora CPAD

Um comentário:

  1. A politicagem na igreja reflete nitidamente a cegueira pela qual nossos líderes têm passado. Só me pergunto se essa é involuntária e inconsciente ou descarada e vil. Que Deus tenha misericórdia de nós e de nossos filhos!

    ResponderExcluir