sexta-feira, 5 de abril de 2024

ATÉ O FIM - ATOS 28

 O encerramento do livro de Atos é algo intrigante. Primeiramente, pela ausência de uma conclusão. Não termina falando sobre o destino de Paulo, a perseguição dos cristãos ou a situação das igrejas plantadas. Há apenas uma pausa, dando a ideia de que a história não terminou. 

De fato, Deus continua a agir, encorajar, acompanhar e enviar o seu povo pra a pregação do evangelho em todo o mundo. Nesta perspectiva, a falta de uma conclusão  formal no livro de Atos nos lembra que a história da igreja, movida pela graça e poder de Deus, continua. 

Em segundo lugar, pelo que é relatado no último verso. Lemos: “pregando o reino de Deus, e, com toda a intrepidez, sem impedimento algum, ensinava as coisas referentes ao Senhor Jesus Cristo” (At 28:31). 

Paulo se encontrava em prisão domiciliar, vigiado por um soldado e aguardando o seu julgamento. Estava em uma cidade estranha e esperava o desfecho de seu apelo a César, portanto no aguardo de uma ação imperial. 

Mesmo assim, com tantas amarras e limitações, o texto nos diz que ele pregava o evangelho “sem impedimento algum”. As amarras humanas não eram suficientes para barrar a pregação do evangelho, que é o poder de Deus. 

Por fim, vemos que a mensagem pregada era “as coisas referentes ao Senhor Jesus”. Que seja esta também a nossa vida até o último dia. Sigamos crendo, vivendo e falando das coisas referentes a Jesus. 

Que seja Ele o motivo de nossa vida e razão de nossa alegria. Que seja Ele o nosso tesouro mais precioso e nossa mensagem mais importante. Sigamos a Ele, com tudo o que somos e temos, até o fim.


Escrito por Rev. RONALDO LIDÓRIO

Fonte: O Informativo JMP é uma publicação mensal da Junta Missionária de Pinheiros


Nenhum comentário:

Postar um comentário