Reflexões teológica
Não faz muito tempo. Sonhei com a perseguição à fé. Acordei abalado. Passei a pensar no assunto. Ela nunca deixou de existir. Um intenso incômodo toma conta do mundo diante da fé no Deus único revelado na Bíblia. Foi assim com Israel diante do faraó, da Assíria e Babilônia, da Pérsia, da Grécia e de Roma. Os antigos hebreus e seus filhos, os cristãos do NT, eram inaceitáveis. Rejeitavam deuses pagãos, não adoravam o rei, seu Deus invisível e sua ética humanitária e de amor colidiam com o mundo antigo. Com Jesus tudo piorou: Vocês serão traídos até por pais, irmãos, parentes e amigos, e entregarão alguns de vocês à morte. Todos odiarão vocês por causa do meu nome. (Lc 21.16,17).
Mas, o ódio de religiosos e seculares contra a fé bíblica de fato ameaça? Onde está o perigo? Vem de dentro. Pra que perseguição se somos capazes de maior confusão? Ai, coração! Como está escrito: "O nome de Deus é blasfemado entre os gentios por causa de vocês". (Rm 2.24). O israelita é pior que o cananita (Jz 19). O cristão, pior que o pagão (1Co 6). Qual dos profetas os seus antepassados não perseguiram? (At 7.52). Por que não preferem sofrer a injustiça? Por que não preferem sofrer o prejuízo? Em vez disso vocês mesmos causam injustiças e prejuízos, e isso contra irmãos! (1 Co 6.7,8). Chorei ao ler. Queria voltar ao pesadelo.
E mais: Os discípulos não entenderam nada dessas coisas ... eles não sabiam do que ele estava falando. (Lc 18.34). Tudo isso aconteceu para que se cumprissem as Escrituras ...". Então todos os discípulos o abandonaram e fugiram. (Mt 26.56). O que Deus pode fazer diante disso? A perseguição vem do irmão! É incrível. Deus chega de mansinho e faz o impensável: muda o algoz Saulo em seguidor (At 9). Cura a dor e o pecado da samaritana e da adúltera (Jo 4 e 8). Muda corruptos como Mateus e Zaqueu (Mt 9, Lc 19). A dor do opositor vira fonte de amor. Perseguição não assusta. O mal está em mim (Mc 7). E ela pode virar adoração: Estes são os que vieram da grande tribulação e lavaram as vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Estão diante de Deus e o servem (adoram) dia e noite em seu santuário. (Ap 7). Quero chorar, sonhar e adorar.
Luiz Sayão
Nenhum comentário:
Postar um comentário