sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Onde Estás? Onde Está o Teu Irmão?

E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?            

Gênesis 3.9

Disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? Ele respondeu: Não sei; acaso, sou eu tutor de meu irmão?                                                                                                      

Gênesis 4.9

São reveladoras e têm muito a nos ensinar estas duas perguntas de Deus Pai, o Soberano Senhor, a seus filhos, em momentos distintos, no início da história.  Desde o princípio da História Deus se revela, como Soberano Criador. Como estamos, em relação à nossa vida espiritual ("onde estás?" Gn.3.9), e em nossa relação/interação com o próximo ("onde está o teu irmão?" Gn.4.9) 

Meditemos sobre essas duas perguntas, e seus claros desdobramentos. Lembrando mais uma vez, que não por acaso, Deus nos deixa essas instruções já no início da história.

I - Onde Estás?

O Senhor, certamente, sabia onde Adão estava e por onde esteve andado, muito além do que um sentido físico/geográfico. Quando Deus fez a pergunta, certamente queria (e quer) ouvir, do homem uma confissão. Portanto, a pergunta perscrutadora, é dirigida também a nós, e visa nos fazer pensar sobre nós mesmos. Procurando sempre nos aprofundar no conhecimento, e seus desdobramentos, para que não vivamos uma  vida rasa e superficial. Pensemos então, à partir dessa pergunta, sobre nossa real condição espiritual? Nossas lutas? O quê representa tentação para nós, consequentemente onde ou em quê temos pecado? Com o quê estamos gastando nosso tempo? Em quê temos meditado? do quê temos nos alimentado? Ou ainda, o quê temos engolido? Assim como para Adão, essa pergunta mostra que os nossos olhos se abriram, e deveriam permanecer fechados, para muitas coisas. Para que continuássemos desfrutando as coisas boas dadas por Deus, com simplicidade.

Quando o Apóstolo Pedro quis saber além o que era necessário naquele momento, Nosso Senhor respondeu sucinta e diretamente “O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois.” João.13.7  Entre outras coisas, a pergunta feita a Adão, e também a nós, tem o propósito de nos fazer pensar sobre quem deve ter a primazia em nossa vida.

Portanto, ela tem, uma boa relação com o grande Mandamento, ensinado por Nosso Senhor: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Lucas 10.27

 Então, a pergunta feita a Adão é reflexiva e requer confissão genuína, como quando Nosso Senhor mandou o Apóstolo João escrever para a Igreja em Éfeso:

Conheço as tuas obras, tanto o teu labor como a tua perseverança, e que não podes suportar homens maus, e que puseste à prova os que a si mesmos se declaram apóstolos e não são, e os achaste mentirosos;
e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te deixaste esmorecer.
Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.
Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.
Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio. Apocalipse 2.2-6

Onde podemos destacar pontos positivos, como:

  • ·       O trabalho (O teu labor).
  • ·       O esforço contínuo (perseverança).
  • ·       Firmeza nas convicções (não podes suportar homens maus).
  • ·       Tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome.

Destacamos também, a exigência de confissão e arrependimento, como segue:

  •  ·       O reconhecimento da mudança de direção. (Abandonaste o teu primeiro amor)
  • ·       Necessidade de sincero arrependimento (Arrepende-te e volta à prática das primeiras obras.)

 Note que o Senhor teceu elogios àquela Igreja, mas não deixou de apontar suas falhas e exigir um retorno as primeiras práticas.

 

II - Onde Está o Teu Irmão?

O Nosso Deus, também quer que assumamos a responsabilidade de prestar contas uns dos outros. Onde estão teu irmão, teus filhos, tua esposa (o), teu amigo? Onde estão Física, emocional e espiritualmente falando. Note que o Senhor ao fazer a pergunta, também perscrutadora, a Caim esperava (e espera de nós) uma resposta sincera e também uma confissão. Notemos ainda, que a pergunta incisiva surge, exatamente, quando Caim se levanta contra seu irmão Abel. Quando a unidade foi quebrada, por motivo da inveja e pensamentos pecaminosos. A resposta ‘malcriada’ de Caim, e o 'silêncio de Deus' também nos ensina algo muito importante: ”Não sei; sou eu acaso tutor de meu irmão?” Gn.4.9. O juízo declarado por Deus na sequência deixa claro um sonoro SIM! Somos responsáveis um pelo outro!  Observemos que a mesma pergunta tempos depois, de certa forma, foi feita a José e a seus irmãos Gn.37ss. Os irmãos de José deram uma resposta, absolutamente diferente da deste. Podemos notar que responderam de uma forma muito parecida com Caim, embora com nuances diferentes, até pelo contexto. Eles se antecipam a pergunta com mentiras. Deus não quer que mintamos sobre os nossos, sobre nossas relações e sentimentos. José por sua vez teria motivos para responder da mesma forma que Caim, e não ser misericordioso para com seus irmãos. Mas, nos dá uma lição de como devemos responder o mal com o bem, como nosso Pai nos trata reiteradas vezes. 

Essa pergunta feita a Caim também nos remete ao Grande Mandamento, senão vejamos:

Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Lucas 10.27

 Então, somos ensinados, em toda a Bíblia, o quanto essas perguntas devem permear o nosso caminhar, e como devemos viver como discípulos e servos do Altíssimo.

 Uma última leitura importante, para o momento, está nos Evangelhos. Aprendemos ali,  com o Senhor Jesus, qual deve ser nossa resposta a esta pergunta feita a Caim e a nós:

             Falava ainda Jesus ao povo, e eis que sua mãe e seus irmãos estavam do lado de fora, procurando falar-lhe. E alguém lhe disse: Tua mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar-te. Porém ele respondeu ao que lhe trouxera o aviso: Quem é minha mãe e quem são meus irmãos? E, estendendo a mão para os discípulos, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe. Mt.12.46-50

Sigamos ao Senhor, e façamos a vontade de Nosso Pai celeste.
Podemos falar com propriedade, lendo e meditando nestes textos do início da história, o Grande Mandamento ensinado por nosso Senhor, e em todo o restante das Escrituras, da importância de sermos vigilantes em todos os nossos passos nesta vida. Devemos sempre, dar a Primazia ao Senhor, em nossas vidas. Devemos também, atentar para a sublimidade de ajudar-nos uns aos outros. Com estas duas atitudes estaremos, conforme palavras de Nosso Senhor cumprindo toda a Lei e os Profetas.

Soli Deo Gloria

Francisco Jr

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário