sábado, 20 de novembro de 2021

Lições da História do Primeiro Rei de Israel

 

Introdução 

"O inteligente aprende com os próprios erros; o sábio aprende com os erros dos outros"
 Dito popular

"A prova máxima de nossa obediência aos ensinos de Cristo é a nossa consciência de fracasso em alcançar uma obediência perfeita. O grau de nossa aproximação não pode ser visto, só podemos ver o quanto estamos distantes"
Leão Tolstói

Porque as Sagradas Escrituras não omite as falhas e pecados de ninguém, nem ao menos dos heróis da Fé ?

• Um erro constante em muitos cristãos é a auto-comparação. E foi esse erro que o Senhor tratou na parábola do "fariseu e o publicano" (Lc. 18.9-14)
Muitas vezes lemos a Bíblia com essa mentalidade, e caímos no mesmo erro do fariseu da parábola.
Voltando à pergunta inicial, as falhas e pecados estão aí para nos ensinar. Devemos olhar para elas...
• Não para fazer julgamentos.
• Nem para pensarmos, equivocadamente, "Olhem evoluímos!", mas para tirar lições para nossa vida, e é isso que faremos aqui, com lições da vida do 1º rei de Israel. Saul

1- Decisões Impensadas
1Sm.13.8-12
8 Esperou Saul sete dias, segundo o prazo determinado por Samuel; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se foi espalhando dali.
9 Então, disse Saul: Trazei-me aqui o holocausto e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto.
10 Mal acabara ele de oferecer o holocausto, eis que chega Samuel; Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar.
11 Samuel perguntou: Que fizeste? Respondeu Saul: Vendo que o povo se ia espalhando daqui, e que tu não vinhas nos dias aprazados, e que os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás,
12 eu disse comigo: Agora, descerão os filisteus contra mim a Gilgal, e ainda não obtive a benevolência do Senhor; e, forçado pelas circunstâncias, ofereci holocaustos.

Segundo o escritor Max Lucado, algumas doenças modernas são causadas pela ansiedade. Doenças tais como
• Estresse
• Depressão

As mais comuns são causadas pela insistência e desenvolvimento de um pensamento simples e muito comum...."e se"
Quando desenvolvemos esse tipo de preocupação, corremos para uma ansiedade doentia e pecaminosa.

• Pessoas inseguras são constantemente "forçadas pelas circunstâncias" e se precipitam.

• "Deus está no controle"
Gostamos de usar frase, como se realmente o que cressemos. Mas por vezes as nossas atitudes "gritam" o contrário. Nós é que gostamos do controle, e com isso pecamos (entre outras coisas por Falta de humildade)
"A fé verdadeira sempre precede o comportamento" (Max Lucado)


2 - Imunidade à Bíblia
1Sm.15.22,23,30


22 Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, melhor do que a gordura de carneiros.
23 Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e a obstinação é como a idolatria e culto a ídolos do lar. Visto que rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.

30 Então, disse Saul: Pequei; honra-me, porém, agora, diante dos anciãos do meu povo e diante de Israel; e volta comigo, para que adore o Senhor, teu Deus.

Pessoas imunes à Palavra do Senhor se preocupam mais com reputação e reconhecimento de homens do que com obediência (v.17 (9.21))
A ambiguidade é característica de homens que "não sofrem a sã doutrina" (v.24,25; 1Tm.4.3). São capazes de fazer confissão sem sinceridade.
• "Obedecer é melhor do que sacrificar" (v.22)
• Quando não obedecemos, nosso culto se torna vazio !
Ou pior, se torna um culto pagão (v.23)
"Quando não há culto na vida, não há vida no culto" Caio Fábio
 

3 - Espiritualidade Oscilante
1Sm. 28.6-8 (16.14ss; 10.6ss; 19.22-24)

6 Consultou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas.
7 Então, disse Saul aos seus servos: Apontai-me uma mulher que seja médium, para que me encontre com ela e a consulte. Disseram-lhe os seus servos: Há uma mulher em En-Dor que é médium.
8 Saul disfarçou-se, vestiu outras roupas e se foi, e com ele, dois homens, e, de noite, chegaram à mulher; e lhe disse: Peço-te que me adivinhes pela necromancia e me faças subir aquele que eu te disser.

Pessoas oscilantes em sua espiritualidade (fé) só procuram a Deus no momento de aflição e extrema necessidade. São, também, imediatistas, caçadores de satisfação instantânea, pragmáticos - recorrem a qualquer coisa que lhe traga "respostas rápidas". A fé em Deus para pessoas assim é condicional. Saul matara 85 sacerdotes (22.18)


4 - Humores Descontrolados
1Sm.18.10,11; 19.17
1Sm.20.13,14

No dia seguinte, um espírito maligno, da parte de Deus, se apossou de Saul, que teve uma crise de raiva em casa; e Davi, como nos outros dias, dedilhava a harpa; Saul, porém, trazia na mão uma lança,
11 que arrojou, dizendo: Encravarei a Davi na parede. Porém Davi se desviou dele por duas vezes.
1Sm.18.10,11

Então, disse Saul a Mical: Por que assim me enganaste e deixaste ir e escapar o meu inimigo? Respondeu-lhe Mical: Porque ele me disse: Deixa-me ir; se não, eu te mato.
1Sm.19.17

Pessoas dominadas por um mal humor descontrolado tendem a sentir injustiçadas, e acham inimigos onde não há. (19.17)
(Alienados e insanos)
O oposto também é terrível.
Saul via conspiração entre pessoas que o ajudavam, respeitavam, eram leais a ele. Foram bênção em seu reinado. (veja, por exemplo, a vitória de Davi sobre o gigante Golias)


 13 Mas, se meu pai quiser fazer-te mal, faça com Jônatas o Senhor o que a este aprouver, se não to fizer saber eu e não te deixar ir embora, para que sigas em paz. E seja o Senhor contigo, como tem sido com meu pai.
 14 Se eu, então, ainda viver, porventura, não usarás para comigo da bondade do Senhor, para que não morra?
 15 Nem tampouco cortarás jamais da minha casa a tua bondade; nem ainda quando o Senhor desarraigar da terra todos os inimigos de Davi.
1Samuel 20.13-15

Nenhum comentário:

Postar um comentário